Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ENQUETE
Qual a sua religião?
Evangélico
Católico
Testemunha de Jeová
Espírita
Ateu
Mórmom
Macumbeiro
Satanista
Ver Resultados






Partilhe este Site...


DIFERENÇA ENTRE CRISTÃOS, FARISEUS E SADUCEUS
DIFERENÇA ENTRE CRISTÃOS, FARISEUS E SADUCEUS

A DIFERENÇA DOUTRINÁRIA NA CRENÇA DOS CRISTÃOS, SADUCEUS E FARISEUS NO QUESITO DA VIDA PÓS-MORTE

 

Lucas,esse parece ser menos ridiculo.Desculpa se to sendo chato,mas é q esses aqui eu nunca vi algum imortalista usar!
Sobre os textos do NT.
Todos devem imaginar que eu vou usar argumentos clássicos tipo Mateus 10,28 ou Lucas 16.
Não.
Vou começar por este:
At 23,6. Paulo sabia que uma parte do Sinédrio era de saduceus e a outra de fariseus e disse em alta voz.: Irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus. Por causa da minha esperança na ressurreição dos mortos é que sou julgado.
7. Ao dizer ele estas palavras, houve uma discussão entre os fariseus e os saduceus, e dividiu-se a assembléia.
8. (Pois os saduceus afirmam não haver ressurreição, nem anjos, nem espíritos, mas os fariseus admitem uma e outra coisa.)
9. Originou-se, então, grande vozearia. Levantaram-se alguns escribas dos fariseus e contestaram ruidosamente: Não achamos mal algum neste homem. (Quem sabe) se não lhe falou algum espírito ou um anjo...

Paulo narrava sobre a aparição de Jesus no caminho para Damasco.
AT 22,8. Eu repliquei: Quem és tu, Senhor? A voz me disse: Eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu persegues.

Tomando como base o que Lucas explicou e como era a crença dos fariseus e Paulo se aproximando dessa crença os fariseus perguntam na realidade se Paulo não teria visto um anjo ou "espírito". Logo, se mostra patente a crença na imortalidade da alma. Inclusive se fazendo a distinção entre anjo e espírito para que alguns espertinhos não pensem que foi um "anjo de luz.". Por isso que no debate com os saduceus ao Jesus explicar sobre a imortalidade da alma, os fariseus concordaram: "disseste bem".” (Reginaldo, Fortaleza – 26/06/2011)

Resposta - OLÁ, REGINALDO.

DESCULPE-ME PELA DEMORA NAS RESPOSTAS, POIS ESTOU ME APRESSANDO AO MÁXIMO EM TERMINAR UM ARTIGO EM ANDAMENTO SOBRE A SOLA SCRIPTURA E UM LIVRO SOBRE A QUESTÃO DO PECADO, POR ISSO A DEMORA DE ALGUNS DIAS EM RESPONDÊ-LO. QUANTO AO ARGUMENTO DO PAPISTA, ELE ACERTA EM DIZER QUE OS FARISEUS CRIAM NA EXISTÊNCIA DE ESPÍRITOS INCORPÓREOS, MAS ERRA COMPLETAMENTE EM DIZER QUE, POR CAUSA DISSO, A ALMA É IMORTAL.

ORA, OS FARISEUS NÃO ERAM CRISTÃOS, E MUITAS DE SUAS DOUTRINAS IAM DIRETAMENTE CONTRA A VERDADE DA FÉ CRISTÃ. SE O PAPISTA QUER SE SUSTENTAR SOBRE O FRÁGIL ARGUMENTO DE QUE OS FARISEUS CRIAM NA IMORTALIDADE DA ALMA E QUE POR ISSO ELA É IMORTAL, ENTÃO ELE TERÁ TAMBÉM QUE ACEITAR A CIRCUNCISÃO, POIS OS FARISEUS TAMBÉM CRIAM NELA, INCLUSIVE ALGUNS FARISEUS CONVERTIDOS AO CRISTIANISMO:

“Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés” (At.15:5)

VEJA, CARO REGINALDO, QUE OS FARISEUS QUE SE CONVERTERAM AO CRISTIANISMO CONTINUARAM SEGUINDO DURANTE ALGUM TEMPO A DOUTRINA DA CIRCUNCISÃO, OBRIGANDO OS OUTROS CRISTÃOS A GUARDAREM A LEI E A PASSAREM PELA CIRCUNCISÃO. É ÓBVIO QUE TAL ENSINAMENTO É FALSO E ANTICRISTÃO, POIS O PRÓPRIO PAULO PASSA EPÍSTOLAS INTEIRAS, COMO A DOS GÁLATAS, CONTRADIZENDO O ENSINAMENTO DE QUE NÓS SOMOS OBRIGADOS A PASSAR PELA CIRCUNCISÃO:

“De novo declaro a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a cumprir toda a lei” (Gl.5:3)

EM RESUMO, OS FARISEUS NÃO TINHAM AS DOUTRINAS CRISTÃS, E NEM OBSERVAVAM MUITAS DELAS. ALGUNS DELES QUE SE CONVERTERAM A FÉ CRISTÃ CONTINUAVAM PREGANDO DOUTRINAS HERÉTICAS DENTRO DA IGREJA. PORTANTO, SE ESTES FARISEUS NÃO-CRISTÃOS ACREDITAVAM OU NÃO NA IMORTALIDADE DA ALMA, ISSO É O QUE MENOS IMPORTA, POIS A CRENÇA FARISAICA NÃO AFETARIA EM ABSOLUTAMENTE NADA AS DOUTRINAS CRISTÃS DO EVANGELHO VERDADEIRO.

O PRÓPRIO LUCAS (ESCRITOR DE ATOS) NÃO SE POSICIONOU A FAVOR DA DOUTRINA DOS FARISEUS, MAS APENAS FEZ MENÇÃO DA CRENÇA DELES E DOS SADUCEUS. O APÓSTOLO PAULO, POR SUA VEZ, MOSTRA QUE A SUA ESPERANÇA NÃO SE BASEAVA NA ALMA INDO PARA O CÉU ANTES DA RESSURREIÇÃO, MAS SIM QUE:

Atos 26
6 Agora, estou sendo julgado por causa da minha esperança no que Deus prometeu aos nossos antepassados.
7 Esta é a promessa que as nossas doze tribos esperam que se cumpra, cultuando a Deus com fervor, dia e noite. É por causa desta esperança, ó rei, que estou sendo acusado pelos judeus.
9 Por que os senhores acham impossível que Deus ressuscite os mortos?

OU SEJA, A ESPERANÇA DE PAULO NÃO ERA NA IMORTALIDADE DA ALMA, MAS NA RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS. ISSO ENTRA EM DIRETO CONTRASTE COM AQUILO QUE É PREGADO NAS IGREJAS CRISTÃS MAIS ATUAIS, QUE COLOCAM A DOUTRINA DA RESSURREIÇÃO TOTALMENTE FORA DE FOCO (ALGUNS NUNCA FIZERAM MENÇÃO DELA NA VIDA TODA), MAS FALAM A TODO O MOMENTO SOBRE A SUA “ESPERANÇA” DE QUE AS SUAS ALMAS ESTEJAM FORA DO CORPO NO CÉU ANTES DISSO.

PORTANTO, VEMOS QUE A ESPERANÇA DE PAULO NÃO ERA NA SUA ALMA INDO PARA O CÉU ANTES DA RESSURREIÇÃO, MAS SIM NA ESPERANÇA QUE DEUS PROMETEU AOS SEUS ANTEPASSADOS, QUE DEUS RESSUSCITE AOS MORTOS, O QUE NÃO É IMPOSSÍVEL, POIS É A BASE E FUNDAMENTO DA FÉ CRISTÃ. SENDO ASSIM, EM SUMA, PODEMOS DIZER QUE:

1) OS FARISEUS CRIAM NA IMORTALIDADE DA ALMA E NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS.

2) OS SADUCEUS NÃO CRIAM NEM NA IMORTALIDADE DA ALMA, NEM NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS.

3) OS CRISTÃOS NÃO TINHAM A ESPERANÇA NA IMORTALIDADE DA ALMA, MAS SOMENTE NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS.

SENDO ASSIM, FICA CLARO O CONTRASTE ENTRE AS CRENÇAS DOS SADUCEUS, DOS FARISEUS E DOS CRISTÃOS. POR MAIS QUE ALGUNS FARISEUS CRESSEM NA DOUTRINA DA IMORTALIDADE DA ALMA (O QUE NÃO É NOVIDADE PRA NINGUÉM), ISSO NÃO MUDA EM NADA O FATO DOS CRISTÃOS NÃO CREREM ASSIM. COMO JÁ FOI DITO, SE A CRENÇA FARISAICA DETERMINASSE A VERDADE CRISTÃ, ENTÃO DEVERÍAMOS TODOS NÓS SERMOS OBRIGADOS A PASSAR IMEDIATAMENTE PELA CIRCUNCISÃO, OU ENTÃO NÃO PODERÍAMOS SER SALVOS!

PORTANTO, DADA A DEVIDA DIFERENCIAÇÃO ENTRE AS CRENÇAS DOS SADUCEUS, DOS FARISEUS E DOS CRISTÃOS, FICA CLARO QUE A ALMA CONTINUA SENDO MORTAL COMO SEMPRE FOI BIBLICAMENTE (Ez.18:4; Ec.9:5,6; Ec.9:10; At.2:34; Ap.20:4; Sl.6:5; Is.38:19; Gn.2:7; Gn.3:4; 1Co.15:18,19,32; 1Co.15:51-54; Rm.2:7; 1Tm.6:16).

GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS!